O senador Wilder Morais (PL) estava entre os parlamentares considerados pelo PT como potenciais votos favoráveis à indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi revelada pelo Blog do Octavio Guedes, do G1, que mostrou a divisão de votos feita pela articulação política do governo Lula antes da votação no Senado.
Segundo o levantamento, o PT avaliava ter 45 votos certos pela aprovação de Messias. Outros 21 senadores eram considerados indecisos e poderiam apoiar o indicado do presidente Lula no último momento. Wilder Morais aparecia nessa lista. Apenas 17 parlamentares eram tratados como votos contrários.
Mesmo com a articulação do governo, o Senado rejeitou a indicação na última quarta-feira (29/4), por 42 votos a 34, além de uma abstenção. Wilder não esteve presente na sessão.
A ausência do senador acabou gerando críticas porque, em uma eventual votação apertada, sua falta poderia favorecer a estratégia do PT. Nas redes sociais, Wilder tentou justificar a ausência, mas recebeu uma série de comentários negativos de seguidores, que classificaram a atitude como “decepção” e “teatro”.