As pesquisas eleitorais divulgadas recentemente apontam que a entrada de Ana Paula Rezende na composição majoritária do PL não gerou o impacto esperado para fortalecer a pré-candidatura de Wilder Morais ao Governo de Goiás. Pelo contrário, os levantamentos indicam perda de desempenho do senador. Pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (13/5), coloca o parlamentar liberal na terceira posição, com 14% das intenções de voto. Já o levantamento Genial/Quaest, divulgado no fim de abril, mostra Wilder em quarto lugar, com 9%.
A filiação de Ana Paula Rezende ao partido, anunciada com grande repercussão em fevereiro, criou expectativa de fortalecimento político para o grupo. No entanto, a advogada ainda enfrenta dificuldades para converter o legado político do pai, o ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), em avanço concreto nas pesquisas, especialmente em um cenário eleitoral que demonstra maior consolidação entre os principais nomes da disputa.
Enquanto Wilder Morais apresenta quadro de estabilidade ou leve queda nas intenções de voto, o governador Daniel Vilela (MDB) registra crescimento nos dois levantamentos. Na pesquisa Real Time Big Data, o emedebista aparece com 38%, seis pontos acima da sondagem anterior. Já na Genial/Quaest, Daniel soma 33%, ampliando a distância em relação aos adversários.
Os dados também sugerem perda de força da chapa do PL nos últimos meses. Na pesquisa Quaest, Wilder passou de 10% para 9% ao longo de oito meses e agora aparece tecnicamente empatado com Adriana Accorsi (PT). O senador também surge atrás de Marconi Perillo (PSDB): na Real Time Big Data, o tucano marca 22%, oito pontos à frente do liberal, enquanto na Quaest aparece com 21%, abrindo vantagem de 12 pontos.
Apresentada inicialmente como uma estratégia capaz de unir o eleitorado bolsonarista ao legado político do irismo, a entrada de Ana Paula Rezende ainda não produziu os resultados esperados nas pesquisas. Em uma eventual simulação de segundo turno entre Wilder Morais e Daniel Vilela, o levantamento Genial/Quaest aponta ampla vantagem para o governador: Daniel aparece com 51% das intenções de voto, contra 21% do senador do PL. O cenário ainda registra 12% de indecisos e 16% de votos brancos, nulos ou ausentes.