Publi
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 21/01/2026
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

MENOS BUROCRACIA

Caiado lança programas que garantem segurança jurídica e destravam investimentos nos distritos industriais goianos

Codego Mais Legal e Descomplica Codego são iniciativas que reduzem burocracia, facilitam regularização de empresas e impulsionam geração de empregos em Goiás

21/01/2026 às 12h00


POR REDAÇÃO

facebook twitter whatsapp

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (20/1), em Goiânia, os programas Codego Mais Legal e Descomplica Codego, desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). As iniciativas têm como objetivo facilitar a regularização de débitos e simplificar normas que regem a ocupação dos imóveis nos distritos industriais administrados pela companhia no estado. “Isto é a liberdade total. É a desburocratização, segurança jurídica e garantia da propriedade àquelas pessoas que lá estão, até há mais de 30 anos, mas todas as vezes tinham que passar por um processo burocrático e, em governos anteriores, eram chantageados”, destacou Caiado.

De acordo com o governador, as medidas permitem ao empresário acreditar e investir mais, expandindo seu próprio negócio. “O Estado tem que ajudar, alavancar e criar condições. Depois tem que liberar e não pode querer ficar eternamente tentando segurar, encabrestar o empresário”, afirmou Caiado. “O que eu estou assinando hoje aqui é a carta de alforria a esses empresários que tanto trabalharam pelo Estado de Goiás e viviam na dependência de burocracia e de chantagem que existiam nos governos anteriores”, arrematou.

Em seu relato, o vice-governador Daniel Vilela pontuou as distintas fases que observou ao longo dos anos, na Codego e sua relação com o empresariado, quando ainda acompanhava o pai Maguito Vilela. “Sempre em véspera de eleição, a turma ficava ali oferecendo, vendendo área que acabava não entregando”, disse. “Mas, temos uma grande mudança cultural hoje. Um governo de credibilidade em que as pessoas sabem que as decisões são tomadas no princípio da moralidade, da impessoalidade. Não em benefício a quem quer que seja, por algum desvio comportamental dos integrantes”, salientou.

As ações colocam Goiás como um diferencial. “É uma nova realidade. Teremos muitas boas notícias a partir de agora”, frisou o presidente da Codego, Francisco Júnior. “Estamos falando da geração de cerca de 50 mil novos empregos em Goiás, em 2026. Somente em Aparecida de Goiânia, são mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados”, acrescentou.

Há, no momento, uma lista com mais de 120 empresas aguardando para se instalar nos distritos industriais da Codego. Segundo o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant'Anna Braga Filho. “O que o governador Caiado faz hoje é para dar segurança jurídica para vocês, empresários, investirem em Goiás e crescerem”, pontuou.

Menos burocracia
O programa Codego Mais Legal tem como objetivo ajudar a resolver pendências administrativas, contratuais e financeiras, restabelecendo a conformidade das empresas instaladas nos distritos agroindustriais do estado, para novos investimentos. Com ele, é possível resolver débitos não tributários, com possibilidade de redução de multas e juros; irregularidades contratuais e administrativas; problemas de uso e ocupação dos imóveis e locações irregulares e atividades paralisadas. Com isso, as empresas ganham segurança jurídica e ficam livres de entraves que atrapalhavam novos investimentos.

Já o Descomplica Codego torna as regras mais simples e rápidas. Ele elimina cláusulas que dificultavam a consolidação da propriedade dos imóveis, autoriza a locação dentro dos distritos industriais e padroniza critérios técnicos. Na prática, isso significa menos burocracia, mais acesso ao crédito e maior valorização dos imóveis, o que facilita a expansão das empresas e a geração de empregos no estado. O programa integra o eixo de modernização do novo modelo de atuação da companhia, o Codego 5.0, estruturado em três pilares: regularização, expansão e modernização.

Autonomia
Durante a solenidade, algumas empresas receberam suas escrituras e outras tiveram cláusulas resolutivas retiradas, o que significa que o empresário poderá ter a posse definitiva da área em que sua indústria está instalada. Os atos simbolizam uma nova etapa no relacionamento entre a Codego e o setor produtivo goiano.

“Fico muito feliz, de verdade, por estar participando deste momento que é ímpar para todos nós. O melhor presente que se viu nos últimos 50 anos, porque muitas pessoas, muitos empresários, encerraram suas atividades sem ver isso se tornar realidade”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha.