Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

SAÚDE

HIV

Médicos registram 4º caso de cura do HIV

O paciente recebeu transplante de medula óssea para tratar leucemia. O doador era resistente ao HIV

28/07/2022 às 12h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Médicos da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram que um homem de 66 anos se curou do HIV, após conviver com a doença desde 1980. Este é o quarto caso de cura no mundo todo.

O paciente tem leucemia e, por isso, recebeu transplante de medula óssea para tratar a doença. Por coincidência, o doador era naturalmente resistente ao vírus. O paciente parou de tomar medicamentos e diz que se sente “mais que grato” por não ter mais o vírus identificado em seu corpo. O paciente pediu para não ser identificado.

O homem que, segundo os médicos, está curado do HIV, disse que, ao ser diagnosticado em 1988, pensou que seria uma sentença de morte. “Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, disse em um comunicado

O doador da medula óssea era resistente ao HIV porque tinha mutações na proteína CCR5 – “a porta” pela qual o HIV entra nos glóbulos brancos do corpo. Estas mutações atuam fechando esta entrada

Após o transplante, os níveis de HIV se tornam indetectáveis no corpo do paciente ao longo de mais de 17 meses. Por isso, o homem não precisa mais tomar os medicamentos que já faziam parte da sua rotina há 30 anos.

A primeira vez em que um caso semelhante aconteceu foi em 2011. Timothy Ray Brown – conhecido como o Paciente de Berlim – se tornou a primeira pessoa no mundo a ser curada do HIV. Outros três casos parecidos foram registrados nos últimos três anos.

Apesar dos resultados positivos, o transplante de medula óssea não é uma alternativa para tratar todas as pessoas diagnosticadas com HIV, por ser um procedimento complexo e com efeitos colaterais significativos. Por outro lado, pesquisadores procuram maneiras de atuar na proteína CCR5 usando terapia genética.