Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

POLÍTICA

ELEIÇÕES

Pesquisa eleitoral para presidente: Lula tem 44%, e Bolsonaro, 33%, no primeiro turno

Em comparação com a última pesquisa, feita em junho, os números oscilaram dentro da margem de erro. Apesar dessa variação, quem teve uma queda maior, no limite da margem, foi o presidente Bolsonaro, saindo de 36%, há um mês, para 33%. Lula perdeu um ponto percentual

21/07/2022 às 15h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Pesquisa do Instituto Ideia, contratada e divulgada hoje pela revista Exame, aponta estabilidade no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (21).

No único cenário testado da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos—, a distância entre os dois, que era de 9 pontos percentuais no levantamento de junho, oscilou para 11 pontos. Os dois flutuaram para baixo dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos. Lula foi de 45% para 44%, enquanto Bolsonaro oscilou de 36% para 33%.

Em comparação com a última pesquisa, feita em junho, os números oscilaram dentro da margem de erro. Apesar dessa variação, quem teve uma queda maior, no limite da margem, foi o presidente Bolsonaro, saindo de 36%, há um mês, para 33%. Lula perdeu um ponto percentual.

Os entrevistados que disseram que não votariam em ninguém, branco ou nulo somaram 4%, e os que optaram pela opção não sabem foram 3%.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 15 e 20 de julho. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, e o custo foi de R$ 27.970. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09608/2022.