Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 28/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

CLIMA

Temperatura do planeta pode aumentar 3°C, aponta pesquisa da ONU

Embora haja um acordo de redução, com base no aumento de emissões de gases, órgão prevê que metas de combate a mudanças climáticas não serão alcançadas

21/11/2023 às 10h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um alerta nesta segunda-feira, 20, sobre o aumento da temperatura no mundo. A análise foi com base em uma pesquisa que aponta um aumento de mais 3 graus Celsius (º C) ainda neste século.

O relatório do órgão, a Lacuna de Emissões, que mensura os compromissos dos países para combater às mudanças climáticas, estima um aquecimento global entre 2,5ºC e 2,9ºC acima dos registrados no período pré-industrial caso os governos de todo o mundo sigam inerte às ações voltadas a questão do clima.

Com três dígitos de alta na temperatura, o diagnóstico científico é alarmante. A previsão é de cenários catastróficos sem precedentes no mundo. Dentre os quais a seca total da Floresta Amazônica e derretimento de geleiras.

“As tendências atuais estão levando nosso planeta a um aumento de temperatura de 3°C”, lamentou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Encontro do clima

Em breve, o encontro anual de líderes mundiais ocorrerá em Dubai, para a COP28. O intuito é reforçar as metas ambientais estabelecidas no Acordo de Paris. De acordo com o relatório, as emissões devem ser reduzidas em 42% até 2030. Isso, para garantir o aquecimento dentro de 1,5º estipulado no acordo.

Por outro lado, a ONU observa que a chance de se atingir esse objetivo, atualmente, é de apenas 14%. Uma vez que as emissões de gases causadores do efeito estufa têm registrado crescimento ao invés de diminuição. Para se ter ideia, entre 2021 e 2022, a poluição subiu 1,2%. Foi um recorde equivalente a 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono na atmosfera.