Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

MUNDO

ELEIÇÕES

Embaixada dos EUA diz que eleições brasileiras são modelo para todas as nações

"Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras", afirma a unidade diplomática americana em nota

22/07/2022 às 11h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazer uma série de ataques às urnas eletrônicas e disseminar notícias falsas sobre a confiabilidade do sistema de votação do País durante reunião com embaixadores na última segunda-feira, 18, a Embaixada dos Estados Unidos defendeu a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. A instituição disse que o sistema é um exemplo mundial e que as eleições “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”. O comunicado foi publicado na noite dessa terça-feira, 19, e destacou que as eleições do Brasil “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.

“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, diz a nota.

“Como já declaramos anteriormente, as eleições do Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, completa.

A embaixada diz ainda que está confiante na lisura do processo deste ano, que deve refletir sobre o desejo do eleitorado brasileiro. “Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, concluiu.