Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 10 De Dezembro De 2019

10/12/2019 às 09h33


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Moro, notícia ruim para PT

O atual ministro da Justiça continua levando dor-de-cabeça aos seguidores de Lula. A última rodada da pesquisa DataFolha mostra que ele é o auxiliar de Jair Messias mais conhecido entre a população. Claro que boa parte dessa fama se deve ao trabalho na Lava Jato, com respaldo da grande mídia, com direito a embate direto com o ex-presidente Lula. Moro aparece com nota azul, mais de 20% a mais de avaliação positiva do que o presidente. Ele é conhecido por mais de 90% dos pesquisados, o que o coloca como potencial candidato a qualquer cargo eletivo, mesmo que ele não tenha declarado nada neste sentido. Objeto do ódio petista, Moro é aquele auxiliar que dificilmente pode ser demitido sem causar trauma.

Fiéis escudeiros

Paulo Gudes (Economia) é o segundo mais conhecido, segundo a pesquisa. Damares Alves, aquela do menina vete rosa, menino veste azul, é a segunda mais bem avaliada.

 

Copo no meio

Presidente Bolsonaro viu seu índice de aprovação estagnar. Quer dizer que não caiu. Mas está naquele patamar dos 30% que costumam apoiar qualquer governo.

 Casuísmo

Falando em Bolsonaro, o presidente continua enrolado com o novo partido. Primeiro, quis a validade de assinaturas eletrônicas. Conseguiu, mas o sistema de validação deve inviabilizar o registro da sigla para participar das eleições do ano que vem. O presidente busca uma saída com um grupo de advogados para buscar parte do fundo partidário do PSL. Juridicamente, não existe essa possibilidade. Mas, no Brasil, o governo sempre é muito forte.

 Sempre Mourão

Depois de muita polêmica, coube ao vice-presidente viajar de última hora para representar o Brasil na posse do novo presidente argentino.

 Mais uma

Ao acertar filiação ao PL, a vereadora Dra Cristina dá mais um passo para viabilizar candidatura à prefeitura de Goiânia. Em 2016, foi a segunda mais votada, com mais de 9 mil votos, ficando atrás do fenômeno Jorge Kajuru. Não fosse o PSDB, seu atual partido, seria deputada estadual hoje. Dra Cristina negociava com o PDT, mas está apostando no apoio de Magda Moffato para ter estrutura de campanha.

 Divã tucano

O PSDB continua tentando viabilizar candidatura à Prefeitura de Goiânia. Sem Dra Cristina, cresce ainda mais o nome do deputado estadual Talles Barreto, que tem sido a voz mais forte em defesa do legado marconista. O grande desafio é azeitar o discurso. Justamente no momento em que o outro vereador da sigla, Anselmo Pereira, é lembrado para ser líder do prefeito Íris Rezende (MDB).

Aposta viária

Um município como Goiânia não tem estradas. Sobram avenidas para o tocador de obras. E Íris Rezende vem apostando nas grandes obras viárias para dar viabilidade à sua gestão. Depois da trincheira da Rua 90, estão na fila novos trechos do BRT e dois viadutos.

 Três programas

Em 2020, Goiás contará com três programas de incentivos fiscais. Em função do respeito a contratos em vigor, os programas antigos não podem ser extintos. Com isso, o Fomentar dos tempos de Íris Rezende governador e o Produzir, criado na gestão de Marconi Perillo, seguem ativos, ao lado do ProGoiás, que leva a assinatura do atual governador Ronaldo Caiado.

 Inspiração

O novo programa segue inspiração de mecanismo semelhante do Mato Grosso do Sul, prevendo descontos menores para os impostos devidos.

 Voz empresarial

Presidente da FIEG, Sandro Mabel vem sendo voz forte. Primeiro, foi na defesa dos incentivos fiscais, inclusive na CPI da Alego. Agora, diz confiar na Enel, em meio à guerra que envolve a empresa e o governador Ronaldo Caiado.

 Promessa

Caiado promete sancionar rapidamente o projeto de lei de encampação da empresa, caso seja aprovado pela Assembleia.

 Na terrinha

Goiano de Bela Vista, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Afonso Ferreira, estará na capital nesta quinta. Atende convide do Grupo de Líderes Empresariais para participar de palestra-almoço, onde vai analisar as atuais reformas, feitas e em curso, no Congresso nacional, e as perspectivas da economia para o ano que vem.

Piada pronta

Voltamos aos tempos de Sarney, com o dólar em alta e o Cruzeiro caindo...

 Restam três

Com a queda do Cruzeiro, restam apenas Flamengo, Santos e São Paulo como clubes que nunca disputaram a Segundona do futebol brasileiro.

 

Olho no sono

Nutrólogo Ribamar Cruz conversa sobre fisiologia e tecnologia do sono. Nesta terça, na inauguração da nova unidade da Lih Experiência, no Shopping Bouganville.

Por que?

O eterno presidente Lula tem menos mídia agora que está livre.

 

 

 

 Frase do dia

“No fundo, não há bons ou maus. Há apenas os que sentem prazer em fazer o bem e os que sentem prazer em fazer o mal. Tudo é volúpia”

(Mário Quintana)