Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 05 De Dezembro De 2019

05/12/2019 às 11h20


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

José Nelto vê incoerência em Marconi, ao sugerir fim de segurança de ex-governadores

Falta coerência ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB), ao sugerir ao líder de sua bancada na Assembleia Legislativa, deputado Talles Barreto, a propositura de  Projeto de Emenda Constitucional Estadual (PEC),  que extingue a segurança de ex-governadores paga pelo Estado,  depois que ele mesmo fez uso do benefício. A afirmação é do deputado José Nelto (Podemos), que foi autor de igual propositura em 2018, quando era deputado estadual, mas foi arquivada por falta de segmento na Casa. “Então eu não vejo seriedade nessa proposta, porque o próprio ex-governador já usufruiu desse privilégio no passado”, disse José Nelto, para quem essa segurança de ex-governadores paga pelo Estado será sim, extinta, mas por iniciativa do governador Ronaldo Caiado. Até porque, segundo ele, Caiado não tem interesse em usá-la no futuro, porque não terá motivos para justificar a necessidade de ser protegido por guarda-costas. Líder da bancada do Podemos na Câmara, o deputado José Nelto prevê que o governador Ronaldo Caiado fará o “melhor governo da história recente do Estado.” E chama a atenção para as ações do democrata quem visar acabar com os “privilégios de poderosos” na estrutura da administração desde que assumiu, a exemplo do que vem fazendo no Detran. “Então, quem age com correção e probidade no governo, não precisa de proteção paga pelo Estado, quando sai do governo”, concluiu.

 Zé Carapô vai apoiar Humberto em Jataí

Em Jataí, o ex-prefeito e pré-candidato a retornar ao cargo pela quinta vez, Humberto Machado (MDB), terá o apoio do deputado Zé Carapô (Democracia Cristã) na eleição do ano que vem. Considerado político de perfil mais técnico, até pela sua formação – é formado em Engenharia  Civil  – Humberto Machado parece ter encontrado a medida certa de como administrar do jeito que o povo gosta. Segundo alguns jataienses que o conhecem melhor, o segredo de Machado é que além de muito trabalhador e dedicado em suas atividades, Machado é também do tipo que “não engana ninguém” no atendimento aos eleitores no dia a dia da administração, se é possível atender à demanda do cidadão diz sim, mas quando não é, diz não com a mesma facilidade.  E depois, tem político que diz que o “o povo gosta de ser enganado”, parece que a coisa não é bem assim.

Prestígio em alta

Com base na enorme quantidade de comentários elogiosos ouvidos atualmente entre populares, nas lanchonetes, hipermercados, farmácias e no comércio em geral, a impressão que fica é que o presidente Jair Bolsonaro continua com o prestígio em alta junto à população. Os movimentos e xingatórios feitos em alguns partidos de oposição parecem que não fazem nem cócegas na imagem do atual presidente.

PSDB faz encontro em dia e horário impróprios

Acontece nessa quinta-feira à noite, no Auditório Costa Lima na Assembleia Legislativa, o 16º Encontro Regional do PSDB, juntamente com o diretório da legenda em Goiânia. O evento será coordenado pelo presidente regional, Janio Darrot. O lado curioso desse encontro dos tucanos é que, no convite distribuído pela internet, não consta a pauta de assuntos que serão tratados. Outro dado curioso foram o local escolhido, o dia da semana e o horário (19:00), impróprios para esse tipo de evento, pelas dificuldades de grande parte de comparecimento dos filiados. Em outros tempos, esse evento seria realizado num sábado ou domingo de manhã, em algum local com espaço suficiente para receber milhares de pessoas. Como os tempos mudaram.

MDB confraternizará em meio a festa de filiações

Enquanto isso, o Diretório Regional do MDB ultima os preparativos para sua festa de confraternização e de filiações, que acontecerá nesse sábado às 10:00, no Centro de Convenções. A festa será comandada pelo presidente do partido, Daniel Vilela.

Discutindo 2022?

Circulou no meio político e de comunicação nessa terça-feira a informação de que participam de um reunião com o senador Vanderlan Cardoso (PP) e o presidente do Diretório Estadual do PSDB, Janio Darrot. E que a pauta era composta de assuntos relacionados à sucessão estadual. Mas não esquecer que antes da sucessão estadual de 2022, haverá a eleição municipal, em 2020.

Iris pode devolver dinheiro a banco

Segundo um auxiliar muito próximo do prefeito Iris Rezende, na hipótese de não disputar à reeleição em 2020, a sua intenção é devolver à instituição financeira toda a parte do dinheiro proveniente de empréstimo, que por ventura não for usado até dezembro de 2020, independentemente de quem for o eleito. Se o futuro prefeito tiver interesse em tomar empréstimo, que ele o faça junto à instituição, a exemplo do que fez, teria justificado o prefeito.   Mas tem gente prevendo que será muito difícil para Iris deixar de concorrer, principalmente se não houver tempo suficiente para concluir o grande volume de obras iniciadas durante seu mandato, o que é praticamente certo que ocorrerá.