PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 19 De Outubro De 2021

19/10/2021 às 06h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp

ESTRATÉGIA DA REELEIÇÃO EM APARECIDA PASSA PELA EVOCAÇÃO DO FORTE RECALL DE MAGUITO

Daniel Vilela, presidente estadual do MDB e candidato a vice-governador definido na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado, prepara uma estratégia de esvaziamento da influência do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha na região metropolitana, em especial dentro dos limites do município. Não há segredos: Daniel vai usar o “recall” do nome do seu pai Maguito Vilela, que foi prefeito por dois mandatos de Aparecida e se tornou responsável pela transformação de uma cidade até então tida como “dormitório” em centro industrial, disputando com Anápolis o 2º lugar do Estado quanto ao PIB – Produto Interno Bruto dos municípios. O MDB dispõe de pesquisas mostrando que a lembrança de Maguito entre o eleitorado aparecidense é muito positiva e supera, com ampla folga, a imagem de Mendanha como benfeitor do município – não há comparação. É Maguito – e não o atual prefeito – quem é visto como responsável pela elevação da autoestima da população local, na medida em que a sua “assinatura” é identificada nas principais obras e nos avanços registrados na economia, como por exemplo a implantação dos polos industriais que trouxeram renda e empregabilidade para todos. E esse vai ser o mote da campanha da reeleição do governador Ronaldo Caiado e do seu vice Daniel Vilela em Aparecida.

MENDANHA SERÁ IGNORADO NO DISCURSO SOBRE A EVOLUÇÃO DE APARECIDA

A estratégia de esvaziamento do prefeito Gustavo Mendanha em sua própria base, ou seja, em Aparecida, na pré-campanha conduzida pelo presidente estadual do MDB Daniel Vilela será deflagrada ainda neste ano, intensificando-se com a aproximação da data das eleições do ano que vem. O filho e herdeiro político de Maguito Vilela diz que vai apenas reavivar o nome do seu pai Maguito na lembrança da população aparecidense, sem ataques e sem mencionar o atual prefeito, mas é óbvio que, por baixo, virá subjacente a sua caracterização como “traidor” e alguém que foi “infiel” ao legado do melhor prefeito da história do município.

O SEGREDO DO PÚBLICO NO ENCONTRO REGIONAL DO PSDB EM URUAÇU

O encontro do PSDB em Uruaçu, no último fim de semana, teve realmente público, pela primeira vez na rodada de reuniões regionais que o partido está promovendo – essa foi a quarta. Explica-se: o promotor do evento foi o prefeito da cidade, Valmir Pedro, que é tucano do pé rachado e se mantém inclusive fiel à ex-deputada Eliane Pinheiro, que o visita com frequência e trabalha para se candidatar novamente à Assembleia Legislativa, depois da derrota que tomou em 2018. Sob o comando do prefeito, os funcionários municipais, em especial os comissionados, compareceram maciçamente – o que é normal no interior. O ex-governador Marconi Perillo respirou aliviado e lotou os seus perfis nas redes sociais com fotos mostrando um grande publico e vai dar preferência, de agora em diante, a encontros nos municípios administrados pelo partido, contrariando a estratégia do presidente estadual do partido José Eliton – ora licenciado para tratamento de saúde – de usar critérios geográficos para promover a mobilização e colher fiasco atrás de fiasco. Mesmo assim, em Uruaçu não apareceu nenhum dos deputados estaduais da legenda e, de prefeitos, apenas Carlos Lereia, de Minaçu.

NOTÍCIA DE PESQUISA COM ÍNDICE DE 20% PARA O PREFEITO DE APARECIDA É... BLEFE

O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e seus acólitos espalham a existência de uma pesquisa que indicaria seu nome com 20% das intenções de votos para governador, se a eleição fosse hoje. Mas, espertamente, ninguém mostra nem publica o levantamento, lembrando que, neste ano, é livre a divulgação de avaliações eleitorais (a exigência de registro no Tribunal Regional Eleitoral só existe no próprio ano do pleito). Podem anotar, leitoras e leitores: é chute de Mendanha. Se ele tivesse como comprovar, ainda que por um instituto de segunda linha, que é dono de um índice como esse, de 20%, isso já estaria visível em algum veículo amigo, dos muitos que a prefeitura aparecidense alimenta com as suas fartas verbas de publicidade. Seria um fato político interessantíssimo. Mendanha, se aparecer bem em qualquer prospecção de voto, estadualmente falando, não passa de alguns pontos percentuais, equivalentes ao peso do eleitorado da sua cidade no conjunto do Estado, talvez 3% ou com muito otimismo 4%. Ele existe em Aparecida, por ora, já que pode se desgastar com a forte visibilidade que está adquirindo e que chama a atenção para a sua gestão, repleta de furos, mas é um ilustre desconhecido por esse Goiás afora, como diria o memorialista Joaquim Rosa, de saudosa lembrança.

DENTRO DO UNIÃO BRASIL, UMA VERDADEIRA COLIGAÇÃO PARA ASSEMBLEIA E CÂMARA

A estratégia do União Brasil para a próxima eleição proporcional em Goiás já está definida pelo núcleo duro que ajuda o governador Ronaldo Caiado na formulação política. A ideia é reproduzir dentro do partido, ampliada, a coligação que permitiu a eleição das maiores bancadas na eleição passada, o que poderia levar à conquista de até nove deputados federais e 15 ou 16 estaduais, senão mais. As chapas do União Brasil agregariam, além dos candidatos que disputaram mandatos pelos partidos coligados com o DEM em 2018, novos postulantes, como, por exemplo, o deputado federal Francisco Jr e o deputado estadual Lucas Calil, ambos do PSD, ou presidente da Assembleia Lissauer Vieira, que se elegeu pelo PSB. Caiado vem dedicando suas conversas de bastidores a esse tema, tendo como interlocutores preferenciais o próprio Lissauer e o deputado federal José Nelto, do Podemos, que está de malas prontas para se transferir para o União Brasil assim que se abrir a janela partidária.

MARATONA DE DANIEL E CAIADO VAI AOS MUNICÍPIOS E ÀS LIDERANÇAS

Além de uma maratona por 100 municípios a ser cumprida até o final do ano, a movimentação conjunta do governador Ronaldo Caiado e do presidente estadual do MDB Daniel Vilela tem alguns aspectos reservados que atendem a um processo de articulação mais agressivo e mais próprio das coxias da política. É a parte em que lideranças de todos os partidos – vejam bem: todos – serão procuradas com o oferecimento de portas abertas e tapete vermelho na base aliada, em um processo de aglutinação que deverá varrer o interior do Estado, de canto a canto. Caiado e Daniel são profissionais da política e sabem que uma eleição se constrói menos com bravatas públicas e mais com a montagem de estruturas eleitorais capacitadas para a busca de votos em larga escala – e para isso será fundamental o tempo disponível que o governador passa ter em função dos avanços que conseguiu na administração do Estado, em especial na área financeira, hoje, senão um mar de rosas, pelo menos um setor que oferece tranquilidade para a tomada de decisões em todos os níveis.

EM RESUMO

  • Redes sociais: o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha parou de posar para fotos, quando recebe visitas no seu gabinete, com o quadro de Maguito Vilela pendurado na parede às suas costas.

 

  • Dizem os deputados Talles Barreto (PSDB) E Lucas Calil (PSD) que integrar base do governador Ronaldo Caiado na Assembleia é uma “experiência” melhor do que o apoio que deram a Marconi Perillo e José Eliton.

 

  • A avaliação tem a ver com a questão das emendas orçamentárias impositivas a que os deputados estaduais têm direito, que não existiam ou não eram liberadas na época do PSDB. Com Caiado, sai antes do dia.

 

  • Gustavo Mendanha está se esforçando para trazer a Aparecida o governador do DF Ibaneis Rocha, mesmo sendo desconhecido aqui, para um evento midiático de apoio à sua candidatura a governador.

 

  • O presidente estadual do MDB Daniel Vilela está surpreso e reconhecido com as atenções que vem recebendo do governador Ronaldo Caiado. A gentileza e a consideração são muito maiores do que ele esperava.

 

  • Entre Daniel Vilela e Lissauer Vieira o diálogo está plenamente restabelecido, se é que foi trincado algum dia. Da composição entre os dois pode sair a chapa que disputará o governo do Estado em 2026.

 

  • Até hoje, Gustavo Mendanha não conseguiu alinhar nenhum colega prefeito com os seus projetos políticos. Alguns se encontram com ele, conversam, trocam abraços, mas ninguém se define.

 

  • A fase virtuosa do governador Ronaldo Caiado, que começou com benefícios espetaculares aos professores e aos aposentados, vai se desdobrar agora às benesses para as polícias civil e militar.

 

  • Com a recuperação da saúde fiscal do Estado, Caiado está pronto para se transformar no governador de Goiás que mais premiou o funcionalismo público. Pacotes de bondades vão se suceder sem parar.