PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

POLÍTICA

Coluna Momento Político - 13 de Julho de 2020

13/07/2020 às 06h00


POR BLOG DO JLB | José Luiz Bittencourt

facebook twitter whatsapp


IRIS É CANDIDATO E VAI DISPUTAR A ELEIÇÃO MAIS FÁCIL DE TODA A SUA LONGA CARREIRA NA POLÍTICA EM GOIÁS

Especulações, conversas, boatos, etc, etc, nada mais importa: o prefeito de Goiânia Iris Rezende é candidato à reeleição e vai enfrentar o pleito que será provavelmente o mais fácil da sua longa vida pública. Não é preciso muito esforço analítico para concluir que não existem adversários à altura para o velho cacique emedebista, em especial depois que o senador Vanderlan Cardoso, como esperado, abriu mão da sua postulação a favor do deputado federal Francisco Jr., pelo PSDB, preservando-se para a disputa pelo governo do Estado em 2022. Embora não se saiba precisamente como Vanderlan estaria situado na pesquisas para a prefeitura de Goiânia, já que nenhuma foi divulgada até agora, pelo menos em termos de alguma credibilidade, o fato é que ele era tido como a única possível ameaça para a recondução de Iris a mais um mandato. Com o senador fora, o que restou foram concorrentes de baixíssima densidade eleitoral, pigmeus políticos sem nenhuma viabilidade nas urnas, a não ser em caso de um milagre – e milagres na política só acontecem muito, mas muito de vez em quando. O cenário em Goiânia, portanto, está travado: o atual prefeito ganha com as mãos amarradas nas costas. A campanha, na verdade, será pura perda de tempo, mas, para alivío das goianienses e dos goianienses, pelo menos será curta.

 TALLES BARRETO CORTA O SOBRENOME PARA FACILITAR A LEMBRANÇA DO ELEITOR

Sob orientação de marqueteiros, o deputado estadual Talles Barreto, candidato a prefeito de Goiânia, mudou o nome para Talles, apenas. É uma decisão comum entre candidatos a cargos eletivos, na tentativa de facilitar a lembrança do eleitor – de resto, copiando marcas com bom desempenho nas urnas, como Iris, Caiado, Maguito ou Marconi. Mas, verdadeiramente, trata-se de um ajuste cosmético, sem nenhuma profundidade e sem ganho que efetivamente possa ser medido, puro marketing, enfim. Um bom político se faz é com conteúdo e não com menos letras ou sílabas para ser identificado. O que Talles Barreto e quaisquer outros postulantes à prefeitura da capital, inclusive o atual detentor do cargo, precisam é de boas propostas para convencer o eleitorado. Nada mais.

 LÍDERES EMPRESARIAIS QUEBRARAM A CARA COM A RESPOSTA DE DAVID UIP

Empresários contrários a medidas de prevenção contra o coronavírus que incluam qualquer restrição a atividades econômicas tentaram aplicar um golpe no governador Ronaldo Caiado ao procurar o infectologista David Uip, de São Paulo, para contratar um parecer contra o isolamento social em Goiás. Mas quebraram a cara. Marcelo Baiocchi, da FECOMÉRCIO, Rubens Fileti, da ACIEG, e Sandro Mabel, da FIEG, ouviram do médico, que inclusive já foi contaminado pelo coronavírus e sobreviveu, somente elogios a Caiado e a opinião de que a preocupação do governador com a expansão da nova doença entre os goianos é mais do que legítima e justificaria inclusive ações mais duras de enfrentamento. Um dia, a crise da Covid-19 vai passar. Baiocchi, Fileti e Mabel, no entanto, ficarão com a biografia manchada pelo pouco caso que fizeram da pandemia e da insensibilidade diante do alto número de mortes em Goiás.

 GLAUSTIN FOKUS JÁ ESTÁ EM CAMPANHA PARA ENFRENTAR GUSTAVO MENDANHA

O deputado federal Glaustin Fokus está no páreo em Aparecida. Ele é candidato a prefeito, tem o apoio do governador Ronaldo Caiado e já estruturou a sua campanha, que terá como coordenador o experiente ex-deputado estadual Ozair José. Glaustin Fokus é do PSC e deverá contar com o DEM na sua coligação, o que é importante, dado que, em Aparecida, existe horário eleitoral gratuito de rádio e televisão (os programas serão transmitidos pela TV Serradourada), tradicionalmente com importância no encaminhamento da decisão do eleitorado local. Ainda não há pesquisas dimensionando o impacto dessa nova candidatura, mas há que se admitir que o parlamentar e empresário tem peso como representante da nova política e pelas fortes ligações com o universo evangélico, já que, inclusive, é também pastor. A conferir.

 O OTIMISMO INJUSTIFICADO E IRREAL DE DANIEL VILELA E JÂNIO DARROT

Presidentes de partidos, como Daniel Vilela, do MDB, e Jânio Darrot, do PSDB, têm dado declarações exageradas sobre as próximas eleições municipais, garantindo, um e outro, que suas legendas farão 90 prefeitos, no caso do emedebista, e 70, quanto ao tucano. Nada disso tem fundamento, leitor. É conversa fiada para cumprir com as obrigações de otimismo devido ao cargo partidário que ocupam. Na verdade, nem o MDB nem o PSDB chegarão a 100 candidatos lançados, cada, com possibilidades de eleição, também cada, de um terço disso. É duro, mas... é a realidade.

 GOIÁS REGISTROU BAIXOS VOLUMES DE DOAÇÕES PARA COMBATER A COVID-19

Há Estados em que grandes empresários se uniram para promover doações de cestas básicas e insumos sanitários para segmentos necessitados da população ou mesmo providenciar lotes gigantes de álcool em gel para doação a hospitais e entidades que cuidam de idosos ou doentes. Isso aconteceu, por exemplo, em São Paulo, onde eles formaram um fundo que alcançou cifras milionárias, dinheiro que foi e está sendo aplicado na distribuição de alimentos em zonas notoriamente habitadas por famílias carentes. Em Goiás? Nada parecido aconteceu. Grande empresário goiano acha que já está fazendo favor ao contratar trabalhadores para produzir as suas mercadorias – e lavam as mãos como se isso significasse o cumprimento das suas obrigações sociais. Não enfiam a mão no bolso nem para cuidar do jardim público que fica à frente das suas instalações. Quanto menos para ajudar a população a enfrentar a Covid-19.

EM RESUMO

  • Com base em fontes privilegiadas, o jornalista Divino Olávio garante que Iris Rezende será candidato à reeleição e mais: terá como companheiro de chapa o ex-senador e ex-secretário de Indústria & Comércio Wilder Morais.

 

  • O presidente da Assembleia Lissauer Vieira quebrou a cabeça tentando de lembrar de onde ou como se infectou com a Covid-19, mas não conseguiu uma resposta satisfatória. Provavelmente, foi mesmo contágio intrafamiliar.

 

  • Expectativa em Luziânia com a iminência de uma decisão do deputado federal Célio Silveira, do PSDB, a respeito da sua candidatura a prefeito. Se ele se candidatar, será considerado favorito, para azar dos demais postulantes.

 

  • Pegou mal para o prefeito Iris Rezende a revelação de que ele não aplicou nem um terço dos recursos enviados pelo governo federal para o combate ao novo coronavírus em Goiânia. A maior parte do dinheiro está guardada no caixa.

 

  • O TSE deve liberar os maiores de 60 da obrigatoriedade do voto (o limite hoje é de 70 anos), devido à pandemia, e com isso contribuir para reduzir ainda mais a expectativa de comparecimento dos eleitores em 15 de novembro próximo.

 

  • O não comparecimento às urnas, na próxima eleição, será o maior problema que os candidatos enfrentarão, principalmente os que postularão mandato de vereador. Quem é que vai pra fila com a Covid-19 rondando por aí?

 

  • Há quem acredite que o adiamento das eleições para 15 de novembro beneficiará Iris Rezende ao garantir mais tempo para a inauguração das obras em andamento de Goiânia. Besteira pura. Serão apenas 42 dias a mais.

 

  • Goiás se aproxima das primeiras 1.000 mortes pelo novo coronavírus, que chegou a todos os 246 municípios. Leitos de hospitais e UTIs estão perto de 100% de comprometimento. Quer dizer: o que vem nos próximos dias será muito grave.

 

  • Existe pelo menos um goiano envolvido na tramoia dos sites bolsonaristas fakes nas redes sociais, que estão sendo desbaratados nos últimos dias. E ele é ligadíssimo a um deputado federal que tem trânsito livre com Jair Bolsonaro.