Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

CIDADES

SAÚDE

Caiado confirma abertura de 110 novos leitos de UTI em municípios goianos

A abertura dos leitos começa já nesta segunda-feira (1)

01/02/2021 às 10h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

 

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na última sexta-feira (29/1), a abertura, já na próxima semana, de 110 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em vários municípios goianos. De acordo com o governador, está prevista, já a partir da próxima segunda-feira (1/2), a abertura de 14 leitos de UTI no Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp); cinco em Porangatu; e 11 em Senador Canedo, além de outros 20 de enfermaria.

Ainda segundo o governador, também estão em preparação mais 10 leitos de UTI no HCamp de Itumbiara; além do redirecionamento para o enfrentamento à covid-19 de 26 leitos de UTI em Nerópolis, e 10 em Trindade.

Além desses, o HCamp de Itumbiara disponibilizará mais 20 leitos de UTI, caso seja necessário. O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, também poderá ampliar a capacidade em mais 30 leitos de UTI; e outros 20 devem entrar em funcionamento no Hospital das Clínicas de Jataí.

No total, a parceria entre governos estadual e municipais resultará na ativação de 110 novos leitos de UTI, além da conversão de 36 leitos para pacientes da Covid-19 e das 20 enfermarias.

Hospital das Clínicas

O governador anunciou ainda que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) ampliará sua capacidade de atendimento para pacientes com covid-19, por meio da contratação emergencial de mão de obra qualificada. A unidade hospitalar deve contratar, nos próximos dias, cerca de 250 colaboradores.

Atualmente, o HC oferta 22 leitos de UTI e vai aumentar de 30 para 40 os de enfermaria para Covid-19. Mas está em negociação com o MEC, Ministério da Saúde, Ebserh, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia a oferta gradual de até 120 leitos.

RECOMENDAMOS